Desenvolvimento ao longo da infância e adolescência

O conceito de desenvolvimento é complexo e reúne uma variedade de problemáticas e dictomias.

No sentido amplo, como hoje é entendido pela generalidade de autores e de correntes, o desenvolvimento supõe a ocorrência de mudanças ao nivel do funcionamento e comportamentos individuais.

Uma defenição alargada do desenvolvimento passa pelo reconhecimento de dois tipos de mudança, uma ligada à transformação e outra à variação- no entanto, hoje me dia, numa outra perpectiva,o desenvolvimento é visto como interactivo, marcado por uma continuidade e descontinuidade, sujeito de múltiplas forças internas e externas que, em conjunto, criam uma variedade imensa de trajectórias desenvolvimentais.

  •  Com efeito, os psicólogos hoje particularmente motivados em explicar o desenvolvimento humano, à medida que foi ultrapassando a simples descrição do desenvolvimento e colocando à tónica na explicação dos processos que lhe estão subjacentes, o estudo psicológico do Desenvolvimento foi recorrendo a disciplinas muito próximas da psicologia integrando contribuições diversas, levando ao reconhecimento da existência de múltiplos quadros conceptuais adequados à interpretação dos fenómenos humanos implicados no desenvolvimento humano.

Nos últimos anos, o conceito de desenvolvimento tem vindo a evoluir no sentido de conferir uma atenção cada vez maior às perspectivas que defendem o papel activo do individuo na construção do seu próprio desenvolvimento, quer influenciando – o directamente, quer fazendo – o de forma indirecta ao criar ou mudar os contextos onde esse desenvolvimento se processa. Uma visão desta natureza, leva a encarar o ser humano como um sistema aberto, altamente complexo, onde se interligam dimensões de ordem biológica, cognitiva, emocional, relacional e social, um sistema que apesar de sujeito a uma evolução regular e progressiva não está confinado a uma meta desenvolvimental predeterminada. Isto é , o individuo tende a ser considerado como uma unidade biopsicossocial, sendo o desenvolvimento reconhecido como um campo multidisciplinar.