Desenvolvimento físico

 

  • Compreender a base biológica dói comportamento é importante para compreender a psicologia do Desenvolvimento. A genética é uma disciplina relativamente nova que estuda o modo como as características são biologicamente transmitidas de pais para filhos. A unidade básica da análise da genética é o gene. Os psicólogos têm a possibilidade de examinar os efeitos da herança genética através da investigação em animais bem como em seres humanos. O princípio básico biológico é o de que o comportamento resulta da hereditariedade a interagir como meio a interagir como tempo. Antes do nascimento, o organismo humano passa por três estádios de desenvolvimento:

1.       Zigoto

2.       Embrião

3.       Feto

Ocorrem mudanças espantosas durante este período pré – natal. O organismo aumenta surpreendentemente de tamanho. A maturação de vários órgãos acontece muito antes do período que terão de ser utilizados.

O desenvolvimento da motricidade e dos reflexos, como segurara a cabeça direita, sentar – se, gatinhar, e andar é fortemente influenciado pela maturação biológica, embora as interacções com o meio ena altura exacta sejam importantes para o desenvolvimento total do potencial biológico.

Grande parte do crescimento do Cérbero após o nascimento consiste na formação de sinapses, ou conexões entre células nervosa. Devido à plasticidade do Cérbero, sobretudo durante este período crítico de crescimento, as experiências positivas ou negativas podem influenciar positiva ou negativamente o desenvolvimento do Cérbero.

A maturação sensorial revela um desenvolvimento funcional, tanto na altura do nascimento, como nos dias que se seguem. O tacto, o olfacto, o paladar e a audição desenvolvem-se ligeiramente mais cedo que a visão.

O processo de vinculação afectiva requer um contacto físico directo entre a mãe e filho e ocorre nos primeiros três dias de vida do bebe. Produz-se uma forte ligação afectiva entre a mãe e filho e o fracasso no estabelecimento deste vínculo poderá causar episódios posteriores de negligência ou mesmo de abusos infantis.

A linguagem desenvolve-se desde os grunhidos e o choro do recém  – nascido até à palavra reconhecível de um bebé de um ano. Assim que a criança domina a complexidade do andar, o reportório verbal aumenta dramaticamente.

A adolescência marca o inicio de outro salto em termos de crescimento, salto este que ocorre mais cedo nas raparigas que nos rapazes. A rapariga que apresenta uma maturação precoce poderá ter problemas específicos na nossa cultura.

A educação sexual deve ser tratada de uma forma sensata e cuidadosa. Se o professor passa demasiado tempo a tentar pormenorizar as complexidades da educação sexual, os adolescentes poderão sentir – se super – estimulados. Poderão confundir a educação com encorajamento e , deste modo, os seus problemas psicológicos poderão aumentar em vez de diminuir.