O envelhecimento: mudança de estatuto

Alguns aspectos da mudança de estatuto da passagem de adulto para idoso

Actividade Social: a manutenção de actividades sociais tem valor para o bem-estar físico e emocional. A relação com pessoas mais jovens permite ao idoso passar seus conhecimentos adiante, fazendo-o sentir-se mais útil, contribuindo, assim, para a manutenção da auto-estima.

Preconceito Etário: refere-se à discriminação de pessoas idosas e ao estereótipo negativo acerca da velhice, mantido por adultos mais jovens. Também pode ocorrer discriminação por parte dos próprios idosos. A velhice é associada com a solidão, más condições de saúde, senilidade e fraqueza geral ou enfermidades.

Contratransferência: fonte da qual deriva sentimentos e atitudes do médico para com as pessoas idosas. Os sentimentos de contratransferência relativos à idade são determinados pelas carências e experiência passadas pelo médico e funcionam em nível consciente ou inconsciente. Os médicos podem ter temores acerca da própria velhice ou conflitos sobre o envelhecimento e morte dos pais e avós. As expectativas pessimistas do médico com relação ao paciente idoso podem ser postas em prática por esses pacientes, revelando perda da confiança.

Psicodinâmica: a adaptação à velhice depende dos mecanismos de defesa usados ao longo da vida adula. Os mais saudáveis incluem supressão, antecipação da realidade, altruísmo e humor. Essas defesas possibilitam que a pessoa idosa lide com as vicissitudes da vida de modo mais eficaz. Existe um grupo não adaptado de defesas que incluem: (1) negação; (2)regressão; (3) contrafobia; (4) rigidez; (5)exclusão dos estímulos; (6) memória seletiva; (7) projeção; (8) formação reativa.

Questões Sócio-económicas: é de crucial importância para os idosos e para a sociedade em geral. As fracas condições económicas têm impacto direto na saúde física e também psicológica. A preocupação acerca da condição financeira pode tornar-se obsessiva, podendo interferir no prazer pela vida.

Aposentadoria: permite que a pessoa idosa tenha mais tempo para o lazer, e muitos se beneficiam com a liberdade adquirida. Entretanto é uma experiência negativa para muitos idosos, especialmente quando resulta em problemas financeiros ou na perda da auto-estima. Muitos aposentados reingressam no mercado de trabalho, por várias razões.

Actividade Sexual: é limitada pela ausência de um parceiro disponível. Entretanto, o impulso sexual não diminui nem no homem nem na mulher.

Institucionalização: muitos pacientes idosos enfermos precisam ser internados em instituições. Fora da instituição, o atendimento para os idosos é oferecido por seus filhos, principalmente filhas e noras