Observação, explicação e predição em Psicologia do Desenvolvimento

O objectivo de qualquer estudo cientifíco é obter conhecimento cuja exactidão seja verificável, através de uma investigação objectiva e aberta á descoberta. À medida que o campo de desenvolvimento da criança se tornou uma disciplina científica, os seus objectivos evoluíram no sentido de incluir a descrição, explicação, predição e modificação do comportamento. A Descrição permite aos cientistas estabelecer normas (médias) para o comportamento em diferentes idades. A Predição é prognosticar o desenvolvimento posterior. A modificação é a intervenção para promover o desenvolvimento óptimo.

O modo como se tratavam as crianças antigamente é uma qustão controversa, mas análises recentes sugerem que as crianças têm sido históricamente encaradas como qualitativamnete diferentes dos adultos.

O  estudo científico do desenvolvimento da criança iniciou-se no séc XIX. antes do séc XX, a adolescência não foi considerada como uma fase separada do desenvolvimento. O campo de estudo do desenvolvimento da criança é agora uma parte entegrante do desenvolvimento ao longo da vida. centra- se na descrição, explicação, predição e modificação do desenvolvimento.

  •  Muitas teorias influentes sobre o desenvolvimento derivam das cinco perpectivas teóricas: Psicanalítica, Aprendizagem, cognitiva, Etológica e contextual.

  • As cinco perspectivas têm posições diferentes quanto a três questões centrais: a importância relativa do meio e da hereditariedade, o carácter activo ou passivo do desenvolvimento e a existência de estádios de desenvolvimento.

  • Algumas perspectivas são influênciadas pelo modelo mecanicista do desenvolvimento, outras pelo modelo organísmico.